Programa de Férias para Adolescentes de 13 a 16 anos

Programa que objetiva a integração de adolescentes entre si e com a natureza, construindo, com nossos facilitadores, a sua paz interior, através de vivências, palestras, aulas de dança e expressão corporal.

20 setembro 2012

Capítulo I do livro Cansei de Ser Sapo! Guia Básico para Príncipes


Toda Mãe Sabe Disso
-Tânia Motta Nogueira Reis

 

Toda vez que uma criança nasce, sendo ela menino ou menina, é um momento mágico, cercado de muito amor, sonhos, expectativas, alegria e esperança.
 
É nesse ambiente de prosperidade e alegria que chegamos ao mundo e também é nesse momento propício que iniciamos uma vida plena de virtudes e conquistas.

Sendo o bebê, um menininho, as mães informam a todos:
-  Nasceu meu “príncipe”! 

Nunca ouvimos mãe nenhuma dizer, orgulhosamente:
- Nasceu mais um “sapo” na família.
- Nasceu mais um “sapo” na Brejolândia.
- Nasceu meu tão sonhado “sapo”.
- Nasceu meu “sapo” herdeiro.
 
 
 
Por este motivo, você há de concordar que é bem mais óbvio, simples e tranquilo ter vida de “príncipe” a ter vida de “sapo”.  E para simplificar também a sua leitura, daqui para frente, vou retirar as aspas do texto, pois você já entendeu que as palavras príncipe e sapo terão um sentido figurado nesta obra. 

Os pais devem assegurar e contribuir para que os seus filhos sejam pessoas dignas, pessoas de bem.  Ninguém espera ou almeja que você seja um sapo desqualificado e queira viver num brejo. 

Através de bons exemplos e de uma boa educação, todas as suas virtudes se revelarão e você será um ser humano ímpar, sempre melhor do que aqueles da geração passada, afinal, estamos, aqui, para evoluir.
 
É claro que os valores da geração dos seus pais são importantes e também um lastro seguro para o seu desenvolvimento como ser humano. 
 
As histórias dos nossos antepassados são de uma riqueza cultural importante para as novas gerações se aprimorarem e/ou não caírem nas mesmas dificuldades que seus antecessores passaram e, possivelmente, corrigir o curso da vida de uma família inteira.
 
Um filho próspero, fraterno e digno é um exemplo a ser lembrado por várias gerações e pode, sim, mudar o curso de uma família simples e sem muita instrução.
 
Ou seja, se ainda assim, você tenha nascido num lar infeliz, violento e mísero, o que poderíamos chamar de “brejo”, no contexto do nosso livro, você tem a opção de mudar o curso de tudo isso, pois contará com o apoio e amor incondicional daquela mãe que, apesar de pobre e sem instrução, dirá ao seu filho:
- Nasceu meu príncipe!